domingo, 31 de março de 2013

Hyvää Pääsiäistä!!

Oi!

E aí, o que estão aprontando no feriadão? Como foi a semana de vcs?
Essa foi minha segunda semana do treino de força e o cansaço bateu... fiquei contando os dias à espera do feriado. Para vcs terem uma ideia, treinei dia sim, dia não. Fiz só os treinos de força e fugi totalmente do cardio. Resultado? O peso subiu 1,5kg! Nem sei se isso é bom ou ruim, mas é isso aí, prefiro respeitar meu corpo, e se ele pedia por descanso, que assim seja.

E a páscoa, fizeram dia do lixo, refeição lixo ou feriado lixão? rs.. Eu fiz minha refeição livre ontem. Fomos almoçar em um restaurante tipo "buffet". Dentre as infinitas opções, escolhi pizza, batata roast e salada até enjoar. Como é bom comer, viu? =P
Para o domingo de páscoa não passar em branco, dividi um twix com o marido. Depois aproveitei a energia extra pra fazer corda, abs e alguns funcionais.

1 - Almoço "off" do jeito que eu gosto :)
2- Mas o lanche foi comportado... levei meu bolinho de peixe com gergelim na marmita
3 - Twix de páscoa, metade meu e metade do amor. Acreditam que ele teve coragem de dizer que não estava muito bom? E eu que fiquei com gostinho de quero mais... aff
4 - Cumprindo o desafio do ano de melhorar os exercícios funcionais. Será que consigo até o Natal?

Hyvää Pääsiäistä!!


Agora, quero contar como é essa data aqui na Finlândia. Bem, a maioria da população aqui é ortodoxa. Não sigo nenhuma religião especificamente (o que não significa que não tenha minha fé... bem pelo contrário, vivo minha espiritualidade), mas as datas e os ritos são similares aos da igreja católica (apesar deles não manterem certas simbologias como o papa e os santos, além dos padres poderem casar). Eles também seguem o período de jejum, vão a missa e celebram com a família. O que eu acho mais interessante é que não tem aquela cultura do chocolate que vemos nessa época no Brasil. É tanto comércio que as vezes acho que a maioria nem sabe o porque dessa data. 

1 - As tulipas e essas flores amarelas (não sei o nome delas, mas nunca vi no Brasil) são comuns nessa época
2 - Em algumas regiões da Finlândia  as crianças se fantasiam e batem nas portas oferecendo boa sorte em troca de uma recompensa (doces!!)
3 - Essas são as guloseimas de páscoa que encontramos por aqui. Nada de ovos tamanho "50".
4 - Tá vendo esse creme escuro com "leite"? É o mämmi, uma sobremesa de páscoa feita de farinha de centeio, condimentos, manteiga e açúcar, e servida com creme de baunilha. Eu nunca tive curiosidade de provar... sempre fico com os chocolates mesmo... rs


Bem, espero que vcs tenham tido uma páscoa maravilhosa, ao lado da família. Que a fartura venha em forma de amor e não de açúcar, todos os dias ;)

Boa semana!!

Bjs

20 comentários:

  1. Que legal saber mais um pouquinho daí! E nossa, queria ta longe, aqui o capitalismo e chocolates vêm à tona, vc sabe né? Mesmo sem pedir e EXIGIR não ganhar chocolates eu ganhei! Dividi com a família mas comi tb! Ai, já to até com dor na barriga, ´primeiro do almoço que é "atípico" do que costumo comer durante a semana né e depois pelos chocolates! Acho que vou ficar um ano sem comê-los kkk
    O namo já fez a nova dieta, colou na geladeira e eu vou tratar de recomeçar a minha! Chá de hibisco já ta ta ali, pq to me sentindo um baiacu de inchada né kkkkkk
    Mas foi bom, rever a família, sair da dieta.. mas chega! Agora é foco! Como eu disse antes, quero focar mais nos aeros e reforçara dieta, fazer tudo certinho. Chega de desculpas né!
    Bom amiga, bom fim de Páscoa pra vc e detalhe: que que cê tava inventando de ponta cabeça hein?!!! kkkk
    Beijão, saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem como é, Bru... amo esses momentos com a família, mas pq será que estar junto é sinônimo de gordices? Fico pensando como vou educar meus filhos nesse sentido... não quero que eles façam essa relação de felicidade com comida, aliás, quero que saibam o real significado da páscoa, do natal.
      Amiga, eu me propus a fazer uns exercícios funcionais novos esse ano! kkkkk
      Parece loucura, né? Mas é pra ter mais opções qnd precisar treinar em casa, e até para estimular o corpo de forma diferente... acho que vai ser bom =)

      Bjao

      Excluir
  2. nossa Gi, sou péssima em exercicios funcionais...
    ficar assim entao se nao sei nem virar cambalhota é tenebroso kkkkkkkkkkkk
    quem dera se os ovos daqui fosse iguais o dai, o gasto seria menor e a acúmulo de gordura tbm hahahaa
    tbm acho um absurdo o comércio nessas épocas festivas, esse ano falei pra ngm me dar ovo, e nao dei pra ngm tbm..
    desejei vida saudavel pra todo mundo :)
    beeijos Gi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Helo! Pois é, na páscoa dos meus sonhos seria assim tbm... sem consumismos. Se eu pudesse presentearia todo mundo com um coelhinho sarado, 70% cacau! hehe.. acho que as crianças sairiam correndo, né?
      Que bom que sua família te entende :)

      Bjss

      Excluir
  3. gi ta linda!!! poe fotinhos dos exercicios funcionais to adorando tb to fazendo varios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Niu, eu ainda sou iniciante, nível 0! kkkk
      Meu desafio é conseguir melhorar o suficiente pra fazer um vídeo =D
      Quero ver vc tentando tbm!!

      Bjss

      Excluir
  4. Q legal Gi... aqui nos Estados Unidos a terra do capitalismo nao é assim com chocolate também. Muita bom!!! rs... As vezes acho que o Brasil apela demais com as datas comemorativas para aquecer o comercio e acabam perdendo o proposito da data!! Adorei!!

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que no país do capitalismo não é tão assim qnt no Brasil? Então o negócio é sério mesmo!
      Conta pra gente como é por aí, Alyne! =)

      Bjao

      Excluir
  5. Ai, que sonho se os ovos aqui fossem só desse tamanho! Aqui os ovos estão cada vez maiores e cada vez mais recheados, trufados....torturadorees! kkkkk
    Muito legal saber sobre a Páscoa aí (:

    E muito legal esses exercícios funcionais, tenho medo de cair só de ver essa foto sua =x
    kkkkkkk

    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É P, nós mulheres chocólatras sofremos demais... rsrs
      Eu tbm tenho medo de fazer "vídeo-cassetada" por aqui =x

      Bjs

      Excluir
  6. Eu portei me super bem esta Páscoa:))) nem uma amêndoa que comi:) só comi folar:))

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, agora vc me pegou, eu não sei o que é folar! Vou perguntar do google.. hihi
      De qualquer forma, parabéns :)

      Bjss

      Excluir
  7. Que lindo deve ser, Gi!

    Aqui em casa este foi diferente: meu filho e eu juntamos cascas de ovos, depois decoramos juntos e o coelhinho levou as cascas pra rechear de chocolate! Meu filho adorou! Aqueles ovos ele ganha um monte e não come só quer o brinquedo... Assim, ficamos mais tempo juntos e nos divertimos!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei, Vi!! Com certeza tiveram uma páscoa mt divertida e respeitando sua essência, que é o amor! Parabéns =)

      Bjao

      Excluir
  8. Gi, adorei vc contar um pouco da cultura da Finlandia, tenho muito interesse em conhecer as diferenças de outros países, mto legal mesmo. E vc só inventando nos exercícios hein? vai levar o premio de garota fitness do ano! bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ca, tenho planos de falar mais sobre a cultura daqui no blog, tomara que consiga... bom saber que vc vai gostar!
      Só inventando mesmo, amiga... ainda falta mt! Mas pelo menos eu me divirto (e o amor tbm!).. kkkkk

      Bjao

      Excluir
  9. Diz que os angrys estão cozidos vai!!! Hummm dia do lixo, GOSTO muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jana, sabia que eles nasceram aqui? Aqui tem angry em todo canto, guria! Na páscoa nao poderia ser diferente... rs

      bjs

      Excluir
  10. oi querida, minha páscoa foi bem tranquila, aliás meu ovo 70% cacau que comprei ainda nem abri...linda vc...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huumm, que força de vontade, hein? Já fiquei aqui salivando no seu ovo... nao resisto a um chocolate amargo =P

      Bjss

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...