sábado, 15 de março de 2014

Suplementos alimentares são realmente necessários?

Oi! Como estamos?

Esse post já estava na minha cabeça há algum tempo e nos rascunhos há três semanas... publicar ou não publicar?

Bem, em tempos de suplementos proibidos pela ANVISA, venda de dietas de 600 KCal pela internet e uma "propagandagem" sem fim sobre pílulas, pozinhos e tratamentos mágicos pelo corpo perfeito, sou obrigada a me pronunciar.

Eu não sei dizer se sou a favor ou contra essa moda que virou o mundo fitness. Foi bom até o momento em que passou do ponto... e como tudo que sai do equilíbrio, deixou de ser saudável. Fora isso tem o grande mercado de vendas de produtos para esse público: indústria alimentícia, roupas fitness, suplementos. Sobre isso, cito mais uma vez William Davis no livro Barriga de trigo: "[...] orgânico para cá, orgânico para lá, embalagem com aparência de "natural" e - pronto! A imensa corporação multinacional dos alimentos agora dá a impressão de ser um pequeno grupo de ex-hippies, imbuído de consciencia ambiental, tentando salvar o mundo."

Quem me conhece sabe que eu sou suuuper zen. Quando alguma coisa me incomoda simplesmente me afasto, deleto ou deixo de seguir. O problema é que não é mais só maquiagem ou roupa, mas alimentos, treinos e sabe-se mais o que, que eu não posso negar, muitas vezes são tentadores (sim, tão tentadores quanto as propagandas de fast food - assista ao documentário Muito Além do Peso).


Quantas pessoas ali serão perigosamente enganadas? Quantas meninas no auge da adolescência agora acham que é normal seguir uma dieta de faquir e se exercitar como se não houvesse amanhã? Talvez eu também acreditasse se não tivesse passado por algumas coisas que me fizeram mudar meus conceitos de "vida saudável". Sim, eu já tive princípio de bulimia...

Não sou radical e realmente acho que os suplementos tem o seu valor, mas dizer que uma dieta que se baseia em suplementos (as receitinhas fitness) é exemplo de saúde, é falácea. Whey, waxy maize, glutamina, bcaa... para quem é atleta de ponta realmente faz diferença, para 90% da população, na minha opinião, é supérfluo (a não ser para homens com necessidades proteicas surreais, sempre tem exceções e todo mundo aqui é inteligente para entender isso). Geralmente acontecem duas situações engraçadas, ou a pessoa simplesmente deixa de fazer o que tem que ser feito, porque não tem condição de comprar a lista de suplementos da instafit e muito menos de pagar por um nutricionista e pelo top treinador (como se esse fosse o caminho para o corpo dos sonhos), ou ela faz questão de gastar o que pode e o que não pode nos melhores suplementos (sem falar em coisas mais "pesadas", se é que vcs me entendem), mas continua com o treino da barbie, "dieta" de sanduíche natural e finais de semana totalmente descontrolados. Experimenta procurar relato de algum ciclo feminino nesses foruns de musculação ou simplesmente troque ideia com o instrutor da sua academia...

Talvez deva soar estranho vocês me verem falando mal de suplementos e afins, até porque eu já postei vários dos meus planos alimentares aqui e com suplementos. O post mais acessado do blog é sobre um termogênico (apesar do resultado exposto na imagem do post ainda ser da fase sem ele). E aí, por que isso agora?

Eu sempre falei nesse estilo de vida como saudável, natural e equilibrado, não é? Comecei a entender como hipocrisia falar tudo isso e continuar substituindo refeições por um produto industrializado. Pagar caríssimo e nem ter certeza do que se está consumindo (escândalos com wheys irregulares já viraram rotina), sem contar nos corantes, conservantes e etc, etc... com certeza temos opções melhores.

É claro que um atleta tem necessidades milimetricamente calculadas e que o uso de suplementação ajuda muito, mas eu, na minha vida de "pessoa normal", no momento, estou usando o whey mais como uma alternativa a um docinho do que qualquer coisa... o resto é comida de verdade. Glutamina, bcaa e outros anticatabólicos ainda farão parte da minha rotina nas fases de secar gordura, mas apenas pela facilidade e porque aqui ainda encontro produtos de qualidade inigualável a baixo custo - se morasse no Brasil, talvez apelasse para outras estratégias. Vitaminas e minerais nem cogito parar, até por indicação médica.

E a pergunta que não quer calar, e o Lipo 6, você usaria de novo? Não, eu não usaria ele e nenhum outro termogênico desses famosos. Não acho normal você tomar uma cápsula e sentir o coração saindo pela boca, as mãos suarem e nem queimação no estomago. Já vi algumas reportagens falando de substancias suspeitas, volta e meia eles retiram do mercado e depois voltam com fórmulas diferentes, mas a polemica sempre continua. Ninguém me tira da cabeça que realmente aquelas capsulas pretas tem mais do que o que diz a embalagem...


Nossos hormônios regulam mais funções do nosso corpo do que ousamos supor. Eu sinceramente acho que não vale a pena arriscar mexer no que está certo para perder peso (quem sabe) mais rápido. Por acaso naquele "cutting" do post polemico eu usei o termogênico, mas antes e depois dele já tiveram muitos outros sem nenhuma cápsula e com exito.

Eu sei que tem gente que não vai mudar de ideia por causa da minha opinião. Só não deixem de procurar um médico e fazer o acompanhamento dos seus hormônios tanto antes quanto depois. Por sua saúde e risco! Talvez esteja na hora de repensar se o que vale a pena de verdade... Já pensou que os gastos com whey poderiam pagar um bom acompanhamento profissional?

Por mais comida de verdade, treino sério e uma vida leve, em todos os sentidos! ;)

Bjs

18 comentários:

  1. oi Gi! Muito bom seu post! Eu tb usava mtos suplementos... Agora é só whey pós treino e o resto é comida de verdade mesmo, as vezes acaba q grana tá curta pq tb é cara suplementação, msm a mais básica, e é comida que vai, não tem como! e o resultado sempre vem!!! é só dedicar-se!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm já usei muito suplemento, Mari! Primeiro passei vários anos sem poder comprar (pq não trabalhava), dps podia comprar, mas não ousava muito pq no Brasil é td caríssimo. Imagina só quando cheguei aqui e vi as coisas por metade da metade do valor? Os olhos brilharam.. rsrs
      O fato é que ninguém ficaria com um super corpo e mt menos verdadeiramente saudável, trocando comida por "pó" ;)

      Bjinho

      Excluir
  2. Gi, adorei o post, muito informativo, e realmente aconteceu esse boom de todas essas coisas fitness! É triste, pois é tudo comércio, e as pessoas acham que dentro daqueles postes enormes existem a mágica para chegar aonde elas querem, e potes enormes e que as vezes tem menos da metade do pote de conteúdo, é daquele tamanho pra chamar atenção!
    Muito bom, gostei mesmo, eu não sei o surto que tive, mas a paranóia foi tanta que perdi a mão, quase entrei em depressão querendo aqueles corpo sarados, que sabemos que não é só comida, mas na minha cabeça era, e foi tenso, hoje estou que nem você, mais pela vida saudável, emagrecer com calma, e cuidar de todos os problemas de saúde que já tenho, e não arrumar mais ;)

    Bjinhuns!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe o que acontece, Moni? Eles colocam aqueles atletas giga pra fazerem propaganda e as pessoas acham que os caras realmente alcançaram aquele físico da foto por causa do suplemento em questão. É claro que especialmente para eles que precisam de uma quantidade inimaginável de macronutrientes, os suplementos ajudam bastante, mas com certeza não são o "x" da questão... sem contar que em algumas fases da dieta, nem whey hidrolisado é liberado.

      Vamos juntas, Mo. Nós podemos :)

      Bjao

      Excluir
  3. Gi, muito bom mesmo, seu post. Quanta informação boa. Como disse, talvez não mude ideia de ninguém, mas muitos e muitos deveriam ler isto! Pois é a mais pura verdade! As pessoas acham como disse a Monikinha que vão encontrar dentro dos potes o milagre para o corpo perfeito, que suplementos é tudo de bom! Mas no fundo, tudo em excesso faz mau né?! Temos que sempre ser cautelosos com nossas escolhas e, como disse deixar o nosso corpo que é um máquina perfeito fazer o que realmente sabe fazer!

    Sabe sobre seu comentário no meu meu blog amei. Acho um honra ter seu comentário por lá, sério mesmo!
    Eu dou uma louca de vez enquanto, mas no fundo não tenho coragem de tomar nada, nem os termogênicos, um vez há anos atrás tentei, mais fiquei com tanto medo era o CLA... mas parei logo... o máximo que ainda tomo é o whey, mas isto quando estou malhando mesmo na academia, não quando estou fazendo caminhadas ou indo aleatoriamente na academia, pois sei que o efeito é pior ainda. Mas nunca quis nem tomar remédio para emagrecer, até já falei que gostaria, mas tenho o maior medo.
    Assim quando falo no meu blog, que vou parar de comer, que quero emagrecer, e vou fazer isso, até posso fazer um dia ou dois, mas tenho maior medo de dando futuros na minha saúde, que possa ser inscrevereis. Eu estou com sobre peso, não é tido por mim, é dito por médicos, mas no meu caso fica um pouco mais complicado pois eu tomo regulamente, remédios para depressão... esses são terríveis, já troquei várias vezes para melhor funcionamento do meu organismo.
    Sei que estou acima do meu peso, e preciso fazer algo, ai bate aquelas loucuras de dietas menos de 1000kcal... eu posso até fazer um ou dois dias, mas não sei segui-la por dias... tenho medo de por minha vida em risco. Então vou balanceando com o que sei do que é mais saudável. E muito exercícios físicos, pois esses sei que fazem bem. Não quero ter corpão... quero abaixar meu peso e ser definida. É complicado né? Nós mulheres é difícil, eu tenho 1,64 cm.

    Por isto, muito obrigada pela força!
    E simplesmente amei seu post. Qual bom é estas informações e bem claras fica para nós.
    Infelizmente as vezes nos perdemos no meio de tanta informações desnecessárias né?!

    Abraços!
    Lia*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia! Que isso, guria.. eu queria poder te ajudar mt mais :)
      Quer dizer que vc tem medo? Acho melhor assim mesmo.. rsrs
      Amiga, talvez não seja exatamente o que vc quer ouvir, mas ainda penso que o melhor conselho que posso te dar é cuidar da sua saúde. Comer de forma saudável (sem açúcar, sem fritura e comida de verdade), praticar um esporte que vc goste e tentar pelo menos alguma atividade que te dê prazer todos os dias. Acredito que nossa aparencia é apenas consequencia de estarmos bem, de dentro para fora.

      Eu já fui estressadinha, já tive principio de bulimia, enxaquecas terríveis e colesterol alterado. Já fiquei tão fraca a ponto de não conseguir me segurar em pé... Ainda bem que a gente sempre pode aprender com as experiencias, nossas e dos outros.

      Vamos juntas, Lia! Equilíbrio :)

      Excluir
  4. sensacional teu post. O pior é ver as pessoas se jogarem em suplementos sem nem ao menos ter noção pra que serve. Esses dias vi num blog de uma "instafamosa" fazendo propaganda de whey.. mas o que me chocou mais foram as perguntas relacionadas a esses suplementos. tipo, a figura cai de paraquedas no mundo fitness e acha que só vai conseguir tomando X ou Y. ou seja, FURADA meu amigo.. furadissima! Eu nunca fui de gastar mto com suplementos, ja tomei whey, caseina.. glutamina e bcca nunca. Minha nutri sempre dizia que nao tinha porque tomar isso.. nao no MEU caso. entao confiei e segui e tive otimos resultados só com whey e alimentaçao. nao existe milagre.. isso é fato!
    Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju!
      Isso que vc falou é verdade, eu tbm aprendi qnd tive acompanhamento nutricional, Ju. Agora imagina só que 90% das pessoas não tem a mínima noção de nada e nem nunca vai poder consultar um bom profissional. É claro que elas ficam impressionadas com os corpos incríveis por aí e porque não acreditar que o segredo está em meia dúzia de comprimidos e outros pozinhos? Triste... eu pude confirmar isso de perto ano passado qnd comecei a ajudar minha irmã. Foi difícil tirar os paradigmas que ela tinha na cabeça por acompanhar fielmente todos esses "instafit": corta carboidrato, glúten e lactose, treina td dia, toma whey e etc, etc... aff...

      Bjss

      Excluir
  5. Sabe q já refleti mto sobre isso tbm... já gastei tanto dinheiro com suplementos e tendo essa noção hj de eles não são essenciais, da vontade de largar mão msm... mas q dá um medinhooo de catabolizar, isso dá, até pq haja tempo e paciência pra fzr comida de verdade, boa e equilibrada pra snossas necessidades e q ainda não enjoe mto (se não aí q eu largo a dieta de vez!). Mas acho q só o fato da gente já ter essa consciência e não ficar se iludindo com esses marketings maliciosos já é um grande passo!

    Bjinhoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso, Sami! Hj eles tem sido uma muleta pra mim... muleta pra qnd a dieta tá mt restrita, qnd estou sem tempo/vontade de cozinhar ou simplesmente qnd preciso de um docinho (confesso!). O importante é entender que não são eles que vão nos deixar com aqueles corpos super sarados que vemos nas revistas - o que aliás não é (e nem poderia ser, eu acho) meu objetivo.

      Saudade de vc, amiga!

      Bj

      Excluir
  6. Oi Gi, concordo com tudo que vc disse, o pior de tudo são as franguinhas querendo corpo de panicat com treino de barbie como vc disse e o pior seguindo certas instafamosas que não são formadas em nada e q vivem de fazer publicidade em forma de conselho de amiga, outra coisa também são os anabolizantes q tem sido usado pra quem mal e mal começou, uma vez num grupo do face tinha uma discussão sobre ciclos e a menina falando q tomou isso e aquilo e bla bla eu fui ver as fotos dela e cai dura, eu que so tomo bcaa e whey pos treino estou muito melhor que ela, enfim ela ta arriscando a saude sendo q teria a possibilidade de crescer muito ainda sem usar esses recursos e ainda por cima com fortes chances de ser sem acompanhamento médico, indo na indicação de coleguinha da academia!

    Beijo, adoro seu blog, ums dos que continuam firme e fortes sem jabazeira :)) !

    Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lili, obrigada! Pelo elogio e pelo comentário tbm :)
      Nem me fala... cada vez que vou de férias pro Brasil e começo a viver nesse ambiente de academia por lá me dá mais medo. Pelo menos em Floripa (que é onde fico) chuto que no mínimo 80% dessa "geração saúde" usa alguma coisa que nem ao menos é o que se compra livremente em lojas de suplemento. Agora pergunta quantos ali realmente se alimentam direito, não usam drogas/álcool/cigarro, descansam e treinam de verdade? E aí a pessoa ainda tem coragem de dizer que não tem resultados...
      Eu digo que logo mais vai ter um boom de gente com probleminhas de fígado por aí... isso é bem sério.

      Apareça mais vezes, Li!

      Bjs

      Excluir
  7. Giiiii, seu blog é, simplesmente, um sonho. As receitas são um convite a qualidade de vida. Concordo plenamente com tudo que vc disse. Já tive a oportunidade de conhecer a Florida e é muito estranho conseguir comprar tantos remédios e suplementos, inclusive o Lipo 06, em uma gôndola de mercado. Ainda me considero uma "franguinha" de academia com um sonho de hipertrofia. rs. Mas sou muito mais adepta a uma alimentação saudável e me baseio muito em suas dicas. Mas gostaria muito de saber qual foi seu "trauma" com a creatina. Tenho 1,75 e estava pensando em fazer o uso desse suplemento, pra dar uma guinada no treino. Por conta da minha altura, não posso emagrecer muito, senão fico com uma aparência muito magra, apesar de a fita métrica me desmentir. Parabéns por seu trabalho e pelo compartilhamento. è um estilo de vida que nos traz muita satisfação. bj bj. Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, que querida! Fico mt feliz mesmo de saber que posso te inspirar pra esse lado saudável. Amo mt esse nosso "lifestyle" :)
      Meu problema com a creatina aconteceu na primeira vez que usei, há uns 3 anos. Foi por indicação do nutri e inclusive eu fazia a dieta que ele me passava (na época era pra crescer). Fiquei com "trauma" porque esse bulk foi um fracasso e eu ganhei mt gordura... nunca tive tendencia pra celulite, mas dps disso fiquei cheia de furinho... uma retenção absurda. É claro que mt era água e foi embora rápido, mas na época me assustou.
      Na verdade hj já tenho uma opinião diferente. Usei novamente creatina no meu bulk do ano passado e os resultados foram otimos. Muito provavelmente porque dessa vez eu segui uma dieta limpíssima e mantive um pouco de cardio até o final (tem o relato no blog). Não posso garantir que vc vai ter o mesmo resultado, pq nossos metabolismos são únicos.. eu acho que é um suplemento interessante sim (especialmente se combinado com o treino de força).

      Apareça sempre, viu? =)

      Bjs

      Excluir
  8. Baaah,muito bom!!!!!
    Estava conversando a respeito com meu namorado,realmente,não há potes milagrosos.Há esforço e dedicação,alimentação equilibrada e força de vontade acima de tudo.Seu post é claro e inteligente,amei o blog!

    Sucesso e abração!

    Lu Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, obrigada pelo comentário!
      É a indústria do consumo que precisa criar oportunidades de lucro a cada dia... infelizmente dessa vez não se trata apenas de uma roupa ou aparelho eletrônico. Triste...

      Bjss

      Excluir
  9. Boa tarde Gi....
    Muito bom a sua matéria mas como eu não consigo comer uma boa refeição logo após o treino eu acabo tomando suplemento.
    Em uma busca pela internet eu encontrei o site www.suplementosrm.com.br, gostaria de saber qual suplemento vc indicaria ou se estou jogando dinheiro fora em comprar suplementos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rafael!!
      Bem, eu não sou absolutamente contra os suplementos, só não acho legal a forma que ele tem sido colocado atualmente. Acho que suplemento, como o próprio nome diz, serve para complementar algo que falta na sua alimentação e só. Sei que para alguns grupos de pessoas (atletas, grupos com doenças severas...) eles são fundamentais, mas é importante lembrar que nada é melhor para o nosso corpo do que comida de verdade.
      Eu não posso dizer o que seria ideal para vc, pq isso é função do nutricionista (que faria a prescrição após a consulta)... Atualmente uso no meu pós treino whey (já com uma boa dose de bcaa e glutamina) e amido de milho ou óleo de coco. Depois de uma hora dessa suplementação, faço uma refeição completa. Mas isso não é regra, só condiz com meus objetivos atuais.

      Agradeço de novo pela tua msg e espero que vc descubra o que funciona melhor pra vc ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...